Pular para o conteúdo principal
⥽ Devemos administrar fielmente, o que Deus nos confiou ⥼ João Calvino

Em destaque

┘•┌ CONVOCAÇÃO: 82ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRST

  São Vicente/SP, 04 de dezembro de 2023.     Assunto: Convocação à LXXXII Reunião Ordinária     Prezados pastores e Conselhos:     Por ordem do Presidente, reverendo Vulmar Dutra de Rezende, convoco o Presbitério de Santos (PRST) à LXXXII Reunião Ordinária , em data de 03 de fevereiro de 2024 (sábado), na Igreja Presbiteriana de São Vicente , sito à Av. Capitão-mor Aguiar, nº 612, Centro, São Vicente/SP, como segue: • 8h30 – Café da manhã , em recepção aos conciliares; • 9h30 – Início com o Ato de Verificação de Poderes . No Ato de Verificação de Poderes , os Presbíteros representantes das igrejas tomarão assento mediante a apresentação da Credencial (Carteiro de Presbitero) , Livro de Atas do Conselho e o Relatório e Estatística da igreja representada (CI/IPB, art. 68) . Os Pastores tomaram assento mediante a verificação de presença, devendo apresentar à Mesa a Carteira de Ministro e o Relatório Ministerial Anual . Os Secretários de Causas deve

└ PÁSCOA | A CRUZ: CRISTO EM NOSSO LUGAR


Temos uma Páscoa nesse ano de 2021 bem limitada. Isso com respeito às comemorações. Não se impõe, todavia, nenhuma limitação quanto ao testemunho pessoal da pertinência da morte de Cristo na cruz para nossa redenção.

A vida do ser humano, desde a experiência de pecado no Jardim do Éden, tem sido vivida em meio aos impulsos conflitantes:

1 | o impulso ascendente em direção ao ideal original;

2 | o impulso descendente em direção à existência mesquinha, à escravidão da vida sensual etc.;

3 | o impulso para dentro em direção a seus próprios desejos, sentimentos e ambições.

O grito de seu coração desde o início parece ter sido este: “Quem me dera ter uma existência equilibrada em meio a todos esses fortes impulsos!” Foi no meio a essas contradições da vida que Deus, através da cruz de Cristo, colocou em funcionamento seu plano redentivo.

A cruz de Cristo é a poderosa salvação de Deus para nós pecadores. Isto devido a cinco fatores:

a | Sua origem divina – pondo fim em nosso desespero de querermos alcançar a Deus através de nossos fúteis esforços humanos para parecermos bons, e apontando o novo e revitalizante caminho à comunhão com Deus;

b | Profundidade do seu alcance – indo além das próprias raízes da nossa depravação e perdição e, assim, lidando com a nossa necessidade mais profunda da ruína moral;

c | Sua penetração interna – substituindo o nosso centro incorreto, em razão do qual nos tornamos egocêntricos, pelo centro correto, que é Jesus Cristo, o que nos torna “cristocêntrico”. Isso nos livra de nossa fragmentação interna. A cruz propicia integridade interna;

d | Seu alcance externo – removendo os elementos conflitantes de nossas relações com os companheiros e com o mundo como um todo.

Eis, portanto, a centralidade, a esfericidade, a crucialidade da cruz (o amor sacrificial de Deus em Cristo) na partilha das Boas Novas de Deus com o mundo (pela evangelização) que ele mesmo criou.

Na ênfase na morte de Jesus, buscamos ficar longe de todo sentimentalismo. Pretendemos tornar a mensagem da cruz pertinente ao carente da glória de Deus. Sua pertinência encontra-se no fato de que na cruz Jesus conquistou a vitória sobre a morte e o pecado e, hoje, temos, através da fé nele, o perdão de nossos pecados. Só assim é possível cantar: “Sim, eu amo a mensagem da cruz!”

Já dizia John Stott que o ‘‘coração do significado da cruz é Cristo em nosso lugar.’’ O coração da cruz é a cruz no coração! Seja Jesus Cristo seu Salvador único e pessoal!

Feliz Páscoa! Deus abençoe nossas igrejas e as livre de todo mal!

Rev. J. A. Lucas Guimarães
Secretário Executivo | PRST

Postagens mais visitadas